segunda-feira, 9 de março de 2015

Como planejar uma pesquisa científica?

Hoje, começaremos uma série de posts que explicam como realizar uma pesquisa científica. O objetivo é sanar as principais dúvidas que aparecem quando nos deparamos com a tarefa de fazer uma monografia, ou tese, ou dissertação. Além disso, vamos tentar desmitificar os termos técnicos usados em metodologia da pesquisa.

O primeiro momento de uma pesquisa científica:


Dentro do primeiro momento  nos temos o famoso "Estado da Arte". Mas, na verdade há dois momentos distintos: Estado da questão e o Estado da Arte.





Estado da questão: Ocorre antes da pesquisa científica

O Estado de questão refere-se ao posicionamento do pesquisador. Nessa etapa é definido o objetivo específico da pesquisa. O procedimento consiste em fazer uma pesquisa bibliográfica para identificar e justificar a necessidade de se pesquisar determinado objeto de estudo. Essa pesquisa deve considerar teses, artigos científicos que lhe ajudem a delimitar sua pesquisa.

Estado da arte: primeira etapa da pesquisa científica

Esse momento é de longe o mais importante na elaboração de seu texto. Essa etapa consiste no escopo do seu trabalho. Essa etapa permite ao pesquisador mapear e discutir sua produção científica. O procedimento consiste em achar as referências bibliográficas do seu texto. Esse levantamento deve ser feito lendo resumos e catálogos de fontes relacionados ao seu campo de pesquisa.

Isso envolve fazer o inventário de sua pesquisa, isto é, ler e analisar as principais metodologias, abordagens, autores e métodos do seu objeto de estudo. Paralelamente, ao fazer esse estudo você já estará reunindo informações que serão usadas no seu texto na parte: Revisão bibliográfica.

Exemplificando:


Referência bibliográfica:

Bibliografia sugerida
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos da metodologia científica. São Paulo: Atlas, 1985. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário